terça-feira, 3 de junho de 2014

ANO DA LOLA LXII


38 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito que a Tina seja amiga de ratos. Se na cozinha dela aparecessem ratos, nem que fosse um, punha-se aos gritos, saltava para cima de um banco ou de uma bancada e chamava espavorida pelo Prazeres.

Anónimo disse...

Vejam os comentários do wikileaks dois posts abaixo!

Anónimo disse...

Acho que a Tyna já não vai escrever mais "tanto GOZO que isto me dá!"...
O wikileaks vet acabou com tudo.
1. A compra de votos na lusofona = já não vai ser ministra do António Costa como tanto sonhou.
2. Pagamentos aos amigos com dinheiros da OMV = Não ter mais votos nas eleicoes e possivel demissão antes da expulsão.

Foste Laura ! Estragaste a vida a tanta gente que agora finalmente alguém te fez a folha!

Anónimo disse...

desapareceu uma parte do documento, a TYNA agora só lê:

ATOS

serão Ratos ou Gatos?


Vamos à sala dos ATOS!
Pode ser no Palacete!

Anónimo disse...

Este Vetvelhaco é danado!

Com que então a Tina anda a alimentar os ratos para eles não fugirem do barco?!

Deve ter aproveitado algumas sobras da campanha de recolha de comida para os animais das pessoas sem posses.!

Francamente não havia necessidade!

Jose disse...

Perguntas ao anónimo da "espécie de Wikleaks"!

Estiveste uma série de tempo a preparar o escrito e depois debitaste no mesmo dia 2 de Junho e mesma hora 00:51, a tua versão.

Foi portanto uma tarefa pensada e repensada.

Não sou e não é agora que vou armar em moralista ou coisa parecida, mas também não sou ingénuo, posto isto, há coisas que me importava esclarecer.

Porque estiveste tanto tempo calado se sabias isso e não divulgaste nada a ninguém?

Porque vens contar uma história, que a ser verdade, não te parece merecer o contraditório dos visados?

Todos os citados são porventura gente que te incomodou profissionalmente ou é apenas a "consciência" que te soltou agora a língua?

É pena não podermos avaliar se o que dizes corresponde à verdade ou se apenas não passa de dor de cotovelo e por isso possa ser considerada uma calúnia vergonhosa!

Nunca te lembraste de colocar este assunto aos outros Colegas, responsáveis da Ordem, ou no local apropriado na mesma?

Já tenho assistido a muita porcaria na Ordem, mas deste género, aproveitando o anonimato, cheira a vingança e até pode ser só rancor ou alguma coisa do género.

Repito a pergunta, se é que a resposta te é conveniente,

Porquê só agora ao fim de quase cinco anos?!

Deixo aqui o comentário que já fiz mais abaixo

Anónimo disse...

UMA ESPÉCIE DE WIKILEAKS (V)

Tudo leva a crer que Marta Reis será a mesma que trabalha ou trabalhou na Lusófona. Na verdade há uma Marta Reis que esteve inicialmente envolvida com a licenciatura em medicina veterinária na Lusófona uma vez que está estava integrada no departamento de ciências da saúde. Mas há também uma Marta Reis que coordenou um estudo sobre saúde sexual e reprodutiva dos estudantes do ensino superior em cujo folheto constam dois agradecimentos: Alexandra Sanfins e Laurentina Pedroso. Ver em https://www.ipbeja.pt/Documents/AventSocial_06.pdf
De qualquer modo, o que importa é saber ou não se essa tal Marta Reis é mais uma que vem do grupo Lusófona.

Mas há uma pergunta fundamental que tem de ser feita em voz alta no Sábado, uma vez, outra vez, e outra vez ainda, até haver uma resposta clara e definitiva: de entre os presentes na sala, levantem as mãos aqueles que são pagos, directa ou indirectamente, pelas instituições que a senhora "bastonária" dirige. Por certo que haverá muitos braços no ar, tantos quantas as caras de vergonha, ou com falta dela. E desta forma ficará tudo esclarecido. E teremos de reconhecer.mO bando, agora transformado em gangue, terá tomado conta da Ordem. E todos nós deixámos.

Anónimo disse...


A ti despediram-te!

É bem patente o nível e falta de vergonha a que este "Assange" de pacotilha chegou!

Chamar isto de wikleaks faz náuseas!

Anónimo disse...

Tudo isto me parece aquela patética conferencia de imprensa do Ministro da Informação do Iraque no dia do bombardeamento a Bagdade. As bombas a cair mesmo ao lado e ele a assobiar para o lado. Então na semana das "bombas" vêm com "Palacetes" e "Formação Gratuíta" ! Tenham vergonha .

Anónimo disse...

José ???
Então também não te escondes no anonimato?

Anónimo disse...

UMA ESPÉCIE DE WIKILEAKS (VI)

Esclarecimentos breves, de anónimo para anónimo, ou se quiserem, de «Manel» para «Jose».

1) Tudo isto não seria uma espécie de Wikileaks se não houvesse documentos a suportar cada uma das palavras, com excepção dos adjectivos que me permiti debitar.

2) O argumento da «vingança», do «rancor», da «dor do cotovelo», é típico, é interessante e é sintomático da forma como a classe, ou parte dela (e, talvez, justamente aquela parte que no Sábado irá levantar a mão quando se fizer a tal pergunta referida no comentário V), anda mesmo muito distraída, e porventura convenientemente muito distraída, em relação ao que se passa na instituição que a representa institucional e profissionalmente. Mas também há a possibilidade de se tratar de uma espécie de síndrome de Estocolmo, bem ao jeito de «La Belle et la Bête». Neste caso, não há bela, só bestas que acabam por se identificar com a besta-mor, desenvolvendo estados psicológicos que se manifestam através da concessão do benefício da dúvida às intenções da besta-mor. Quer dizer, toda a gente sabe, mas faz de conta que não sabe, faz de conta que não é assim, faz de conta que a besta-mor é, afinal, a bela, uma bela que é, pobre coitada, vítima de inveja, de rancor, de dor de cotovelo, de vingança. Haveria certamente muito para dizer acerca disto mas creio que somente um psiquiatra poderia ser mais esclarecedor.

3) Porque não discutir isto no «local apropriado»? Que pergunta tão ingénua! Por acaso existe esse tal «local apropriado», idóneo, isento, limpo, imparcial? Se existe, queremos todos saber já. É porque, também no próximo Sábado, quando se fizer a tal pergunta, os bracinhos no ar dar-lhe-ão a resposta.

4) Porquê uma estratégia em jeito de Wikileaks? Parafraseando Maria José Morgado: «a melhor prevenção da corrupção é a repressão». O que é fundamental aqui é criar uma situação de risco, isto é, fazer com que a senhora que ocupa actualmente o cargo de bastonária e, simultaneamente, o cargo de directora de uma faculdade privada e o cargo de directora executiva de uma associação dos industriais de carnes, saiba que está sob escrutínio público e sistemático, saiba que não vale tudo, saiba que a invisibilidade com que faz os seus «negócios» e movimenta os seus interesses e influências, tem um risco inerente, ou seja, o risco de esses mesmos «negócios» poderem ser, a qualquer momento, denunciados.

5) Porque é que isto é grave? Caramba, trata-se da Ordem dos Médicos Veterinários. Não da ordem do Tito, do Cardoso ou do Sameiro, e muito menos da Laurentina. Trata-se, repito, da Ordem dos Médicos Veterinários, uma instituição que representa e que defende os interesses de todos os médicos veterinários. O problema sistémico é que onde se está por representação não se está. E como não se está, então quem representa acha que vale tudo porque, no final de contas, ou contas feitas, o bando lá estará para dizer que sim. É a mais pura das realidades. E se isto não incomodar ninguém, então estará tudo perdido. Aliás, exactamente como no país.

6) Finalmente, respondo com uma outra pergunta: E porque não só agora?

Anónimo disse...

Tiro-lhe o chapéu UMA ESPÉCIE DE WIKILEAKS . Não desista da sua luta.

Anónimo disse...

Já percebi tudo corajoso do caraças.

Vens aqui mandas umas bocas, dizes que tens documentos, nunca os apresentas e nem confrontaste em público( não é num bloq) os assuntos são da Classe e se é assim tão grave tem de haver consequências ou não?

Não queres convencer os "maneis" os" josés" as "marias" e as "jaquinas" que estás a dizer isto a sério.

Poupa-nos com essas tiradas filosóficas próprias dos fala barato.

Deves andar a ver filmes a mais, não te trates, não.

Anónimo disse...

Que me desculpem os que discordam, mas este WIKILEAKS conseguiu com esta informação ajudar-me a entender pelo menos parcialmente, que temos na Ordem um POLVO, de difícil digestão e que temos urgentemente que incinerar. Quem, como eu, está longe, fica aterrado com tudo isto e desejoso de ver toda esta gente responsabilizada por todo este abuso de confiança.
Quanto à oportunidade, achei estupenda, é o momento ideal, quanto ao discurso, parece credível e cabe no que os personagens, ao longo deste anos, ter demonstrado ser.

Anónimo disse...

A Laurentina já andou a arregimentar os docentes da lusófona para sábado irem à AG. E como era de esperar foi muito persuasiva...

Anónimo disse...

Face à excessiva mobilização, a TYNA e o Dargent pensam abrir e encerrara a AG, sem discussão, por exiguidade de espaço.

E esta hein?!

não lembra ao careca...

A levarem no pelo...FOGEM......

Anónimo disse...

o PIQUI LIQUE

TENHA VERGONHA
vir aqui vomitar ódios...

Gostava de saber o que já fizeste pela Classe...devias ser do do CONDE que se safaram a auditoria publica , porque o Sameiro sabe de muita coisa, oh se sabe!

Grande estômago tem o tipo....

Anónimo disse...

Outro triste a dizer asneiras ! Oh buçal o ódio que os "amigos" do Sameiro tinham ao Conde se tivessem por onde pegar não teriam ficado calados ! A auditoria foi mandada fazer pelo Sameiro meu tótó !

Anónimo disse...

Alguém sabe alguma coisa sobre a história do TOYOTA ?

Anónimo disse...

QUal TOYOTA ?

Anónimo disse...

VAI VER "HISTÓRIA RECENTE" de 24 de Novembro de 2008

Anónimo disse...

Posso descontar na minha quota da OMV uma ida à manicure para poder estar apresentável na AG? rsss

Anónimo disse...

Bom buçal me saiste tu..........

O Sameiro e a sua equipa foram uns Senhores,daquilo que se fala entre dentes o CONDE ficou tão mal visto que se porta como um rastejante.....

Se fosse com ele bebiamos um whisky e do bom....

Não sejas BUÇAL.....

Anónimo disse...

O Sameiro foi barriga de aluguer do RR, depois pirou-se para o CPD, para lhe deixar o caminho vago!

Não te lembras?

Também já te esqueceste do que sucedeu a seguir?

Olha o resultado foi que os Colegas escolheram a Tina em vez do RR, V Lopes e demais.

Pois, foram uns "senhores", para quem?

Só se foi para os que não pagavam as quotas e que todos sabíamos quem eles eram mas apagaram a lista:

Pensas que pagaram as quotas? Achas?

Vai às actas da Assembleia Geral e vê o que ficou de quotas por cobrar.

Eu paguei as minhas e tu?

Grande responsabilidade e transparência!

Vai pregar mas é para outra freguesia, deixa-te de tretas!

Anónimo disse...

UMA ESPÉCIE DE WIKILEAKS (VII)

Como pode alguém representar, com dignidade, idoneidade e autoridade, uma classe profissional, no seu todo, quando esse alguém, simultaneamente:

1) dirige uma faculdade de uma instituição de ensino superior privada cujo objectivo primeiro é, naturalmente, o lucro (e já agora, só para se ter uma ideia da concentração de poder, a senhora é, na Lusófona, directora da Faculdade de Veterinária, directora do Mestrado Integrado (MI) em Veterinária, Presidente do Conselho Científico da Faculdade, Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade, Presidente da Comissão do MI, Presidente da Comissão Científica do MI, e Presidente da Comissão Pedagógica do MI ( http://www.ulusofona.pt/category/30-faculdade-de-medicina-veterinaria.html?download=438 );

2) está ou esteve envolvida, pelo menos até 2013, com uma outra instituição de ensino superior privada - o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (Monte de Caparica) -, da qual recebeu honorários. Sabe-se que, em Julho de 2012, o Mestrado que ali dirigia não foi acreditado pela A3ES porque “O corpo docente não cumpre os requisitos legais. Cerca de metade dos docentes efectivamente responsáveis pela leccionação das horas de contacto são licenciados ligados ao mundo profissional. A coordenadora não está em tempo integral, pelo que não é adequada para coordenar o ciclo de estudos.” ( http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/seguranca-alimentar-e-saude-publica ). Hoje, no site da Egas Moniz ( http://www.egasmoniz.com.pt ), desapareceu a referência ao NISQA, o Núcleo de Investigação em Segurança e Qualidade Alimentar que coordenava e através do qual oferecia uma pós-graduação e um mestrado. O NISQA tinha um site mas já não existe. A única coisa que existe disponível é uma referência ao mestrado do NISQA numa página do Facebook, com a data de 22 de Junho de 2012 ( https://pt-pt.facebook.com/egasmoniz.edu.pt/posts/248273181949195 ). Mas o que não deixa de ser espantoso, e bem elucidativo dos estratagemas, é que, no final de 2011, esta senhora estava no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz como Professor associado sem agregação convidado a tempo parcial (60%) com coordenação de centro de investigação (o NISQA) e com docência (6.9 horas semanais) e, simultaneamente, na Universidade Lusófona como Professor Catedrático Convidado a tempo integral ( http://w3.dgeec.mec.pt/rebides/2011/rebid_m3.asp?CodD=17680&CodP=4260 ). Mas mais espantoso ainda é que, estando no Egas Moniz como Professora, recebia através de recibo de ordenado (trabalho dependente) mas as aulas que dava no âmbito da Pós-graduação e do Mestrado, aos Sábados, eram-lhe pagas a 500 euros o dia através de recibo verde (trabalho independente), ou seja, a Egas Moniz pagava-lhe em recibo de ordenado pela coordenação do NISQA e a docência de 6.9 horas de aulas semanais e, simultaneamente, pagava-lhe em recibo verde as aulas que dava, ou seja, recebia pelas 6.9 horas que não dava + as horas de aulas que dava ao fim de semana, pagas a um valor muito superior. E tinha uma vantagem, o pedido de pagamento era feito e autorizado por si, isto é, autorizava pagamentos a si própria;

3) é, desde 2008, directora executiva da Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes, que tem por missão “garantir a união e representatividade do sector das carnes e produtos carneos, perante os seus parceiros sociais e políticos.” Vejam em http://www.apicarnes.pt os estatutos e perceberão melhor os interesses que estão a ser defendidos. Subsiste a dúvida se se mantém hoje nesta associação dado que foi apagado do site a identificação do seu actual director(a) executivo(a);

4) integrou, em 2013, as listas do PS, como suplente, para a Câmara Municipal de Lisboa, e não foram raras as vezes em que, enquanto bastonária, andou por aí na comunicação social a dizer mal do governo, do PSD portanto ( http://www.cm-lisboa.pt/editais-avisos-e-anuncios?eID=dam_frontend_push&docID=18817 ). Não esquecer a bronca em torno do episódio da criação da figura do Provedor do Animal, em Lisboa;

Anónimo disse...

UMA ESPÉCIE DE WIKILEAKS (VIII)

5) é, desde 2012, sócia-gerente da empresa Identireason, Lda., sedeada em Sintra, com facturação em 2013, uma empresa que é apresentada como sendo de “ensino superior, organização e coordenação de pós-graduações e mestrados e serviços de consultoria e formação no âmbito das ciências veterinárias, medicina veterinária, segurança alimentar e saúde pública”. Curiosamente, esta empresa iniciou actividade em 12 de Abril de 2012 (confrontem com as datas referidas em 2 e ficarão igualmente intrigados).

Bem.

Já se começa a (re)conhecer o seu modus operandis, o seu nepotismo e, sobretudo, o seu conceito muito particular de ética, em tudo semelhante à ética de um pirata que ousa declarar, sem espinhas e com total convicção, que “serve melhor os outros aquele que se serve a si próprio”.

O novo-riquismo chega agora à Ordem. Uma casa do caraças porque a verdade é que os olhos comem. Deixou de interessar (alguma vez interessou?) se é ilegal ou não uma direcção decidir empenhar as contas da Ordem nos próximos 30, 40 ou 50 anos, com o argumento falso e imprudente de que pagar uma renda é deitar dinheiro à rua. Vai daí que, então, como é lógico, compra-se um casarão. Deixou de interessar porque o que passou a interessar foi comprar, a todo o custo, aquela casa, em jeito de “eu quero, eu posso, eu mando”, um interesse de tal forma descabido e militante que chega mesmo a ser suspeito.

No Sábado, a cantiga repete-se. Processo de vitimização (teoria da cabala, perseguição, inveja, karma?, bla, bla, bla...) e discurso inflamado, e o seu bando de acorrentados ali sentados, com as mãos cheias de procurações mas com as caras vazias de vergonha, dizendo convictamente que sim se a senhora disser que sim, dizendo convictamente que não se a senhora disser que não. Ai cheque a quanto obrigas!

No mês passado, os membros do Conselho Regional Sul renunciaram ao cargo, bem como o Dr. Hugo Brancal, membro do conselho directivo. Enquanto eleitos, devem uma explicação à assembleia sobre as razões que os levaram à sua renúncia. É um dever moral que somente a sua própria consciência pode reclamar. Entretanto, como as histórias já são muitas, o padrão começa a ficar claro, aliás, claríssimo.

Para finalizar, conto-vos uma história. Tenho um amigo pescador que me contou que há uma certa altura do ano em que as sapateiras têm pouca carne. Diz-se até que estão vazias. Elas aparentam ser sapateiras impecáveis, anafadas, íntegras, apetecíveis. E como aparentam ser, são. No meio de todas as outras sapateiras, com as quais aparentam ser, elas lá vão caminhando, progredindo, enganando... até que um dia alguém lhes parte a casca e expõe, perante todos, o vazio de que são feitas.

(É claro que esta história é uma metáfora. Mas se quiserem um exemplo concreto, dou-vos já um. Um dos motes da campanha foi que agora sim, agora era a hora de termos uma mulher no cargo de bastonária, uma mulher que representasse uma ruptura com o passado e representasse de certa forma todas as mulheres e a sua luta pela ascensão a cargos que eram habitualmente ocupados por homens. Uma mulher que servisse de exemplo e de inspiração para todas as mulheres veterinárias, mas também para a sociedade. Mas, pelo amor de deus, alguém conte, aqui e agora, a forma execrável e maldosa como esta mulher-modelo trata as outras mulheres...)

Anónimo disse...

Pois,pois, o que está a acontecer é que muitos colegas não se identificando com esta ordem, estão a pedir para saírem uma vez que muitos não fazem clínica. A ordem não responde aos pedidos de saída. Mas que há e cada vez mais colegas a quererem sair. É escusado a Tina vir para aqui com esta lenga lenga das actas da Assembleia Geral.

Anónimo disse...

No Fórum Veterinário está um estudo feito pelo Banco que pretende vender a moradia para sede da Ordem. É estranho porque não aparece o mesmo estudo no site da Ordem. E o estudo é apresentado em cima da hora da AGE.

Anónimo disse...

O estudo do Santander Totta prevê que em 2015 haja apenas uma Faculdade de Veterinária. E a escolinha da Lusófona ? E a Tina vai ficar a viver no Restelo ? E o hospital do Prazeres ?

Anónimo disse...

A Tina a viver na nova casa no Restelo quando em 2015 só existir uma Faculdade de Veterinária.

Anónimo disse...

GOSTO DO BONECO DO ENQUADRAMENTO, oferecido pelo CD.



Já SABES, VOTO CONTRA MAIS AS DUAS PROCURAÇÕES.

VAI-TE CATAR...

Anónimo disse...

A auditoria do Sameiro!

Sabes o que se passou ?

Dou-te um palpite e vai até à acta da AG de Dezembro de 2009( é só uma página, na área reservada) e vê o que o Sameiro disse!


Quando lhe perguntaram pela auditoria, disse que o relatório ia ser publicado no site da Ordem.

Viste alguma vez publicada qualquer coisa sobre a auditoria?

Viste?

Pois não, nunca foi publicado nada, agora pensa porquê?

Nós pagámos e não se soube nada!!!

A quem conviria?

Pois é, que nunca a puseram porque só se enterravam( talvez por isso o Sameiro saiba muita coisa que não quer contar).

Mas nessa mesma acta está lá preto no branco :" O bastonário(Sameiro) respondeu que a omissão desta ressalva (da salvaguarda do bom no nome e da actuação dos anteriores corpos directivos), não indicaria de forma nenhuma que a actuação do anterior CD tivesse sido posta em causa”

Vet@Interessado

Anónimo disse...

Toda a gente soube do APAGÃO dessa lista de DEVEDORES!

Uma autentica vergonha!

Chegou a pedir-se em assembleia geral que não se renovassem as carteiras profissionais e o que aconteceu?

Nada!

Por essas e por outras é que houve perdoanços aos amigalhaços-CALOTEIROS, enquanto que os outros que sempre pagaram, foram tratados de maneira diferente.

Pois, seguiram o lema:”os amigos são para as ocasiões”!!!

Naquele CPD alguém soube se tinha havido processos?

Grande parte foram arquivados, os outros levaram sumiço!!!

Foi a "Transparência" dos grandes “senhores”!!!

Anónimo disse...

RATOS a favor

QUEIJO VOTA CONTRA

Anónimo disse...

Tanta conversa e tão pouca utilidade, os Veterinários saberão da sua p(h)oda, mas de Gestão está visto que é só foguetes.
Apresentem ideias para a classe e entreguem a gestão a quem sabe e tem formação para gerir.
Assim será possível aproveitar os talentos como o do “VetVelhaco” para pensar na atividade de todos e de cada Veterinário e não nos ódios por falta ou perda de poder.

Anónimo disse...

Que GOZO que isto tudo me dá !!!

Anónimo disse...

OS RATOS QUEREM QUEIJO...

Anónimo disse...

Tyna, dá-lhes queijo. Pode ser Limiano.